top of page

Produto biodegradável: o que é e quais são os benefícios para o meio ambiente


Com o avanço da poluição no planeta, optar por um produto biodegradável é uma das melhores alternativas para reduzir os danos ambientais. Esse tipo de mercadoria é formada por componentes que são mais facilmente decompostos, de forma que praticamente não sobram resíduos para prejudicar seres vivos e seu habitat natural. Veja a seguir mais detalhes sobre esses produtos e quais os benefícios deles para os animais e o meio ambiente.

O que é um produto biodegradável Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, produtos biodegradáveis são compostos por agentes tensoativos aniônicos, que são mais suscetíveis à decomposição, em pelo menos 80%. Isto significa que, quando esse objeto é descartado no meio ambiente, se decompõe mais rapidamente, causando menos impacto aos animais e ao planeta. A legislação atual exige que os produtos de limpeza, como saneantes, detergentes, desinfetantes, entre outros, sejam formulados com agentes biodegradáveis.

Os produtos biodegradáveis possuem moléculas que têm características lineares, que facilitam a ação das enzimas. Elas promovem uma taxa de reação maior em relação às não-biodegradáveis, que, em sua maioria, são formadas por cadeias carbônicas ramificadas, provenientes de compostos minerais, como o petróleo.

Além disso, o fator que determina um produto como biodegradável ou não, é o tempo de decomposição. Um material considerado biodegradável é decomposto em um tempo muito mais rápido, às vezes até em semanas ou meses, diferentemente de um que não seja.

É importante, ainda, ficar atento se o produto biodegradável é de origem vegetal ou petroquímica. Os materiais feitos com base em substâncias petrolíferas podem deixar no meio ambiente componentes cancerígenos e, inclusive, causar mutações genéticas.

Um dos ingredientes que são usados em detergentes petroquímicos é o benzeno. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer – IARC, o componente é comprovadamente cancerígeno para seres humanos. Ele pode causar linfomas e leucemias, entre outros tipos de câncer.

Produto biodegradável e seus benefícios para o meio ambiente Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário-geral da ONU, António Guterres, comunicou que o mundo está inundado por lixo plástico e que a sociedade precisa se unir para reduzir esses resíduos.

De acordo com ele, há, atualmente, mais de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos. Ele reforça que, se até 2050 nenhuma medida for tomada, haverá mais plástico do que peixes nos mares.

Em março de 2019, um acontecimento chamou a atenção nas redes sociais. Uma mulher encontrou uma embalagem plástica de salgado datada de 1998. O material estava praticamente intacto. Isso mostra a importância de optar por produtos biodegradáveis, de preferência de origem vegetal. Eles evitam que mais lixo seja descartado no ambiente, prejudicando animais e o planeta.

Muitos animais, inclusive, se confundem quando veem um material plástico na natureza. Eles acreditam que seja um tipo de alimento e ingerem o produto. Isso ocasiona sofrimento e, muitas vezes, morte.

De acordo com o especialista em ecologia industrial, Roland Geyer, a sociedade precisa repensar como utiliza esses materiais. “Estamos caminhando rapidamente para um ‘Planeta de plástico’. Se não quisermos viver neste mundo, teremos que repensar a maneira como usamos alguns materiais”, disse.

Se as pessoas passarem a adotar em seu cotidiano produtos biodegradáveis de origem vegetal, esses materiais serão decompostos com mais rapidez e sem deixar rastros tóxicos no meio ambiente. Isso vai diminuir os danos aos animais e meio ambiente.

Fontes: Biowash; ANVISA; BBC; Ministério da Saúde; INCA

61 3234.6722

61 3234.5118

LIGUE JÁ

 
ESTAMOS A UMA
LIGAÇÃO DE VOCÊ
CONSULTE OS
LOCAIS DE ENTREGA
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page